domingo, 17 de agosto de 2008

Hubble comemora
100 mil voltas na Terra

A Nasa e a Agência Espacial Européia divulgaram uma foto para comemorar a volta de número cem mil do Telescópio Espacial Hubble ao redor da Terra. Em seus 18 anos de explorações e descobertas, o Hubble foi apontado em direção a uma região de nascimento e renovação de corpos celestes e encontraram esta visão deslumbrante. É uma pequena porção da nebulosa perto da estrela cluster NGC 2074.
A imagem é de uma tempestade de fogo resultante da criação de uma estrela, talvez desencadeada pela explosão de uma supernova nas proximidades. Esta tempestade ocorreu a cerca de 170 mil anos-luz de distância da Terra, perto da nebulosa de Tarântula, uma das regiões mais ativas do nosso grupo de galáxias em formação de estrelas.
Na imagem da Nasa, o vermelho mostra a emissão de átomos de enxofre, o verde brilhante de átomos hidrogênio e o azul, de oxigênio.

Desde que entrou em órbita, em abril de 1990, o telescópio Hubble possibilitou a investigação de berçários estelares, a descoberta de buracos negros no centro de galáxias e a determinação precisa da idade do Universo. Este ano, a a Nasa anunciou que enviará uma missão espacial para fazer reparos no Hubble, estendendo assim sua vida útil em mais sete anos. Seu substituto, será lançado em 2013.

Em abril deste ano, a Nasa disponibilizou uma galeria de 59 imagens, a maioria inéditas, de galáxias colidindo, fundindo-se, interagindo, ou simplesmente destruindo-se para dar origem a novas galáxias.

Há 18 anos, o telescópio Hubble envia imagens
fabulosas das profundezas do Universo

Uma estonteante imagem da Galáxia Espiral M101

O Hubble é um dos instrumentos científicos de maior sucesso de todos os tempos. Além de permitir uma nova percepção do Universo, suas imagens têm encantado a humanidade, trazendo a ciência para mais perto da população e influenciando estudantes de todo o planeta a seguirem carreiras científicas.
(clique sobre as fotos para vê-las ampliadas)

Nenhum comentário: