segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Nasa pede urina para
testes em novo banheiro
A agência espacial americana, Nasa, está incentivando funcionários do Centro Especial Johnson, em Houston, no Estado do Texas, a doarem amostras de urina para os testes que serão realizados com o banheiro da nova cápsula especial Orion, informa a agência AP. A espaçonave, ainda em fase de construção, levará os astronautas à nova missão na Lua, prevista para 2020.
Segundo John Lewis, um dos engenheiros responsáveis pelo projeto, são necessários 30 litros de urina por dia - cerca de 8 galões -, inclusive nos finais de semana, para testar um novo sistema de tratamento de resíduos que será utilizado durante os seis meses em que os astronautas estiverem em solo lunar.
Lewis explicou que "a urina é um problema porque é muito sólida e pode entupir o sistema de ventilação". Para ele, manter o sistema de ventilação limpo é "realmente um desafio".
A impossibilidade de produzir urina falsa para os testes com os banheiros das naves espaciais é uma das razões para a Nasa manter a longa tradição de recolher amostras dos funcionários.

A urina recolhida será usada em testes
do banheiro da cápsula espacial Órion,
que fará nova viagem à Lua em 2020

Nenhum comentário: