quarta-feira, 19 de novembro de 2008

SALAMALEICON

Esta postagem vai pra Adriana, querida amiga que só me isnpira coisas boas, e à todos que, como nós (valentes escorpianos diante dos percalços do dia-a-dia neste lindo e mal-amado planeta azul), ainda acreditam que a humanidade um dia vai estar curada do imenso mal que a assola à séculos (ou milênios).
Pra que ainda não sabe, SALAMALEICON é uma saudação do Islã (a que mais gosto entre todas que aprendi nas últimas quatro décadas) e significa, em português, Que Deus esteja com você!

FRASES DE MAHATMA GANDHI


Deus não tem religião.

Eu seria cristão, sem dúvida, se os cristãos o fossem vinte e quatro horas por dia.

Acreditar em algo e não o viver é desonesto.

Quanto mais puro for um coração, mais perto estará de Deus।

Há riqueza bastante no mundo para as necessidades do homem, mas não para a sua ambição

Cada dia a natureza produz o suficiente para nossa carência. Se cada um tomasse o que lhe fosse necessário, não havia pobreza no mundo e ninguém morreria de fome.

A lei de ouro do comportamento é a tolerância mútua, já que nunca pensaremos todos da mesma maneira, já que nunca veremos senão uma parte da verdade e sob ângulos diversos.

Algemas de ouro são muito piores que algemas de ferro.

O amor é a força mais abstrata, e também a mais potente, que há no mundo।
A grandeza de uma nação pode ser julgada pelo modo que seus animais são tratados।

No semblante de um animal, que não fala, há um discurso que somente um espírito sábio realmente entende।

Como defender uma civilização que somente o é de nome, já que representa o culto da brutalidade que existe em nós, o culto da matéria?

Estou convencido das minhas próprias limitações - e esta convicção é minha força.

A força gerada pela não violência é infinitamente maior do que a força de todas as armas inventadas pela engenhosidade do homem.

A não-violência absoluta é a ausência absoluta de danos provocados a todo o ser vivo. A não-violência, na sua forma activa, é uma boa disposição para tudo o que vive. É o amor na sua perfeição.

Nunca use violência de nenhum tipo. Nunca ameace com violência de nenhum modo. Nunca sequer tenha pensamentos violentos. Nunca discuta, porque isto ataca a opinião do outro. Nunca critique, porque isto ataca o ego do outro. E o seu sucesso está garantido.
Você nunca sabe que resultados virão da sua ação. Mas se você não fizer nada, não existirão resultados.

Um covarde é incapaz de demonstrar amor; isso é privilégio dos corajosos.

A não-violência e a covardia não combinam. Posso imaginar um homem armado até os dentes que no fundo é um covarde. A posse de armas insinua um elemento de medo, se não mesmo de covardia. Mas a verdadeira não-violência é uma impossibilidade sem a posse de um destemor inflexível.

Quando me desespero, eu me lembro que durante toda a história o caminho da verdade e do amor sempre ganharam. Tem existido tiranos e assassinos e por um tempo eles parecem invencíveis, mas no final, eles sempre caem - pense nisso, SEMPRE.

Minhas imperfeições e fracassos são como uma bênção de Deus, assim como meus sucessos e meus talentos, e eu coloco ambos a seus pés.

A alegria está na luta, na tentativa, no sofrimento envolvido. Não na vitória propriamente dita.

Eu creio que sou incapaz de odiar. Através de uma disciplina baseada na oração, faz pelo menos quarenta anos que procuro amar todos.

Oração não é pedir. É um anseio da alma. É uma admissão diária das próprias fraquezas. É melhor na oração ter um coração sem palavras do que palavras sem um coração.

A oração salvou-me a vida. Sem a oração teria ficado muito tempo sem fé. Ela salvou-me do desespero. Com o tempo a minha fé aumentou e a necessidade de orar tornou-se mais irresistível... A minha paz muitas vezes causa inveja. Ela vem-me da oração. Eu sou um homem de oração. Como o corpo se não for lavado fica sujo, assim a alma sem oração se torna impura.

O fraco jamais perdoa, o perdão é característica do forte.

A raiva e a intolerância são as inimigas gêmeas da compreensão correta.

Para tornar-se verdadeira força, a não-violência deve nascer do espírito.

Não há caminho para a paz, a paz é o caminho.

A única revolução possível é dentro de nós.

Acredito na essencial unidade do homem, e portanto na unidade de todo o que vive. Desse modo, se um homem progredir espiritualmente, o mundo inteiro progride com ele, e se um homem cai, o mundo inteiro cai em igual medida.

A não-violência não existe se apenas amamos aqueles que nos amam. Só há não-violência quando amamos aqueles que nos odeiam. Sei como é difícil assumir essa grande lei do amor. Mas todas as coisas grandes e boas não são difíceis de realizar? O amor a quem nos odeia é o mais difícil de tudo. Mas, com a graça de Deus, até mesmo essa coisa tão difícil se torna fácil de realizar, se assim queremos.

Ao rejeitar a espada, não tenho senão a lâmina do amor para oferecer àquele que investiu contra mim. É ao oferecer-lhe esta lâmina que espero sua aproximação. Não posso conceber um estado de hostilidade permanente entre um homem e outro. Pois, crendo na reencarnação, vivo na esperança que, se não nesta vida humana mas numa outra, poderei cingir toda a humanidade num fraternal abraço.

Aprendi, graças a uma amarga experiência, a única suprema lição: controlar a ira. E do mesmo modo que o calor conservado se transforma em energia, assim a nossa ira controlada pode transformar-se em uma função capaz de mover o mundo. Não é que eu não me ire ou perca o controle. O que eu não dou é campo à ira. Cultivo a paciência e a mansidão e, de uma maneira geral, consigo. Mas quando a ira me assalta, limito-me a controlá-la. Como consigo? É um hábito que cada um deve adquirir e cultivar com uma prática assídua.

O silêncio já se tornou para mim uma necessidade física espiritual. Inicialmente escolhi-o para aliviar-me da depressão. A seguir precisei de tempo para escrever. Após havê-lo praticado por certo tempo descobri, todavia, seu valor espiritual. E de repente dei conta de que eram esses momentos em que melhor podia comunicar-me com Deus. Agora sinto-me como se tivesse sido feito para o silêncio.

Não desejo morrer pela paralisia progressiva das minhas faculdades como um homem vencido. A bala de um assassino poderia por fim a minha vida. Acolhe-la-ia com alegria.


Mohandas Karamchand Gandhi, mais conhecido como Mahatma (grande alma, em hindu) Gandhi, liderou mais de 250 milhões de hindus। Nasceu no dia 2 de outubro de 1869 e foi o maior líder na conquista da independência conquistada pela Índia no dia 15 de agosto de 1947, realizando a maior revolução não violenta da historia mundial। Foi assassinado por um hindu enfurecido em 30 de janeiro de 1948 numa reunião de oração। Em seu último suspiro o Mahatma cantou o nome de Deus

Nenhum comentário: