quarta-feira, 11 de março de 2009

Alfavaca (ocimum basilicum), a
prima menos famosa do manjericão

Variedade do manjericão, a alfavaca (nome científico: ocimum basilicum) é um arbusto de origem brasileira que atinge até 50 cm de altura. Tem um sabor adocicado, muito parecido com o manjericão, embora as suas folhas sejam mais graúdas (4 a 6cm de comprimento).Tem flores pequenas lilases. O aroma é mais pronunciado em regiões de temperaturas mais altas.
Outros nomes: manjericão nacional e por basilicão-da-folha-estreita, alfavaca cheirosa, manjericão grande-erva real, manjericão dos cozinheiros, alfavaca de vaqueiro, manjericão doce, basilicão, basílico grande ou doce.
Uso caseiro: Afasta mosquitos e embaixo do travesseiro faz ter uma boa noite de sono. No interior do país, também é empregada para perfumar banhos de crianças e de recém-nascidos.
Uso culinário: A alfavaca fresca entra no preparo de saladas, pizzas, massas, cogumelos, carnes, sanduíches e sopas. Combina com molho de tomate, queijo parmesão, berinjela, abobrinha e tomate fresco. Peixes ficam deliciosos se deixados descansando em molho de limão, alfavaca, cebolas e salsa. Usa-se no molho pesto e para aromatizar vinagres. Usada também nas receitas que pedem manjericão.

Flor da alfavaca
Propriedades medicinais: Há muito tempo a alfavaca é usada para combater a melancolia. É uma planta rica em óleos essenciais como o tanino e a alcânfora. Use no banho da seguinte forma: retire o suco (bata no liquidificador ou amasse bem), coe e coloque em uma bacia com água e, após o banho, se banhe com esta água. Além de cheiroso é relaxante.
Sob a forma de chá alivia a cólica renal e combate pedra nos rins, além de ser expectorante para tosse (prepare um xarope com mel), em gargarejos, use contra aftas e inflamações da garganta.
Ricas em vitamina A e C, além de vitaminas B (1,2 e 3), as folhas verdes são uma fonte de minerais (cálcio, fósforo e ferro); são sudoríferas e diuréticas, indicadas para os casos de ardor ao urinar. Bom para compressas nos bicos doloridos das lactantes. Auxilia na boa circulação, pele, dores reumáticas, tosse e resfriados. Dando excelente pomada antibacteriana, servem para cicatrizar e desinfetar feridas.
Para insônia: 1 col de chá de folha em 1/4 de litro de água fervente, faça um infuso por 5 minutos. Coa e beba à noite antes de deitar.
Para dor no mamilo de lactantes: Infuso de 2 xíc de água fervente com 2 col de sopa de folha por 10 minutos. Coe e aplique compressas.
Propriedades cosméticas: Vinagre de manjericão é excelente hidratante para cabelo e pele. O unguento da erva exerce mesmo efeito sobre a pele, mais suavemenmte. Uso caseiro: Afasta mosquitos e embaixo do travesseiro faz ter uma boa noite de sono
Efeitos colaterais: Contra indicado para mulheres grávidas.
olhares.aeiou.pt/escorpiao_foto1868358.html
Lendas e mitos: É a erva das fábulas Na Idade Média acreditava-se que um ramo de alfavaca num recipiente espantava escorpiões. Oriundo da Índia, o manjericão grande é venerado como planta imbuída de essência divina - consagrada a Krishna e Vishnu, por isso os indianos o escolheram para fazerem sobre a erva os juramentos em tribunal; além disso ela é colocada no peito dos mortos para servir de passaporte para o paraíso. Encontrou-se manjericão grande em volta do túmulo de Cristo depois da ressurreição, por isso algumas igrejas ortodoxas o usam para preparar a água benta e têm vasos embaixo dos altares. Em Creta, o manjericão simbolizava o amor banhado com lágrimas e na Itália é usado como prova de amor.
Plantadas nos túmulos, os hindus acreditavam ser o passaporte para o paraíso. Em Minas Gerais era usado nos velórios por causa do seu cheiro.Na Itália oferece-se o manjericão como prova de fidelidade à pessoa amada. No Haiti acompanha a deusa pagã do amor, Erzulie, como uma poderosa proteção e as camponesas mexicanas nuitas vezes trazem-no no bolso para atraírem o olhar de algum eventual apaixonado.
Na Índia, seu país de origem, o manjericão (alfavaca)
é venerado como planta imbuída de essência divina,
consagrada aos deuses Krishna e Vishnu.

Um comentário:

Adriana disse...

Já comi algumas vezes alfavaca (que é bem gostosa por sinal) e não sabia de suas propriedades e nem sobre as curiosidades que envolvem a erva...
Tenho insônia e vou fazer o teste tomando o chá e colocando algumas folhas embaixo do travesseiro...caso não funcione pelo menos passarei uma noite em claro com um aroma bem agradável, rs.

Achei interessante essa postagem informativa, obrigada querido