sábado, 7 de março de 2009

Homem domestica
cavalos há 5,5 mil anos

(clique sobre a foto para vê-la ampliada)

O homem começou a domesticar cavalos há cerca de 5,5 mil anos, segundo pesquisa realizada no norte do Cazaquistão por uma equipe internacional de arqueólogos. O estudo publicado pela revista Science e patrocinado pelas universidades de Exeter e Bristol, no Reino Unido, revela que os cavalos começaram a ser utilizados como meio de transporte há cerca de 5,5 mil anos. Os pesquisadores chegaram a esta conclusão após a análise de ossos de antigos cavalos. Também foram estudados objetos de cerâmica dos povos que habitavam esta região.
O estudo também afirmou que estes povoados consideravam os atributos físicos na hora de selecionar os animais, antes de criá-los. Já ao analisar os objetos de cerâmica, a equipe descobriu resíduos da gordura encontrada no leite das éguas, produto que ainda é consumido no Cazaquistão.
"O ato de domesticar cavalos teve uma grande repercussão social e econômica ao permitir avanços na comunicação, transporte, produção de alimentos e guerra", disse Alan Outram, da Universidade de Exeter. Para o arqueólogo, os resultados do estudo indicam que os cavalos foram domesticados mil anos antes do que se pensava.
"Esta descoberta é significativa porque muda nosso modo de compreender como ocorreu o desenvolvimento destas sociedades", afirmou.

(clique sobre a foto para vê-la ampliada)
Pégasus, o cavalo dos deuses

A história do homem também é a história do cavalo. Já dizia Rubén Darío “Não há Alexandre Magno sem “Bucéfalo”, nem El Cid sem “Babieca”, nem Quixote sem “Rocinante”, nem poeta sem “Pégaso”.
Nasda mais justo, portanto, que dedicar umas linhas a dois destes célebres cavalos da história do homem:
Pégasus - Era o cavalo de Zeus, senhor do céu e da terra. Segundo a mitologia, o “cavalo voador” nasceu do sangue que jorrou Medusa quando a sua cabeça foi cortada por Perseu, e graças a ele pôde libertar Andrómeda. Pégasus cresceu nos prados do Monte Olimpo, a casa dos deuses, que estava situada entre Tessália e Macedónia. De cor branca, estava abençoado com asas e podia voar. Pégaso foi o cavalo mais rápido que existiu e é o símbolo da velocidade. Assim também foi o primeiro meio de comunicação e transporte aéreo.
Bucéfalo - Era o cavalo do grande Alexandre Magno, sem duvida o maior general da história. Alexandre foi quem revolucionou a arte da guerra e conseguiu unificar as cidades do estado da Grécia, excepto Esparta. Teve como professor Aristóteles. Segundo conta a lenda, enquanto chefe da cavalaria pediu a seu pai, o rei Filipe, que lhe trouxesse Cavalos de Tessália, por serem os melhores do mundo para a guerra. Bucéfalo, que era de cor negra e com uma estrela branca na frente com forma de cabeça de javali, despertava a atenção de todos pela sua beleza e rebeldia.

Nenhum comentário: