quinta-feira, 29 de outubro de 2009
quarta-feira, 21 de outubro de 2009
Concordo. E, por falar nessa velha companheira, não resisti a tentação de postar uma pequena seleção de algumas citações nota 10 sobre ela e um poema que escrevi tempos atrás sobre o tema que, pra quem não sabe, conheço bem desde criancinha. Não é a toa que o nome do livro de poesias (primeiro e único) que publiquei décadas atrás era Solitude (e era aberto por esta citação:
O coração do poeta tem
mágica aresta por onde
trafegam zil emoções
No coração do poeta
vendavais patéticos
varrem sonhos e versos
sopram ternas canções
Do coração do poeta
transbordam saudades
sangram solidões
(João Cabral)
Solidão é uma ilha com saudade de barco. (Adriana Falcão)
E ninguém é eu, e ninguém é você. Esta é a solidão. (Clarice Lispector)
Educação para a vida deveria incluir aulas de solidão. (Mauro Santayama)
Quem de nós não é eternamente um estrangeiro e um solitário neste mundo? (Thomas Wolf)
Solidão é quando o coração, se não está vazio, sobra nele lugar que não acaba mais. (Antonio Maria)
Quem foi que disse que é impossível ser feliz sozinho? Vivo tranqüilo, a liberdade é quem me faz carinho. (Marisa Monte)
Eu tinha visto na sua solidão, uma excelente amiga para a minha solidão. Eu achei que elas pudessem sofrer juntas, enquanto a gente se divertia. (Tati Bernardi)
Minha solidão não tem nada a ver com a presença ou ausência de pessoas. Detesto quem me rouba a solidão, sem em troca me oferecer verdadeiramente companhia. (Friedrich Nietzsche)
No fundo, é isso, a solidão: envolvermo-nos no casulo da nossa alma, fazermo-nos crisálida e aguardarmos a metamorfose, porque ela acaba sempre por chegar. (August Strindberg)
...Que minha solidão me sirva de companhia.
que eu tenha a coragem de me enfrentar.
que eu saiba ficar com o nada
e mesmo assim me sentir
como se estivesse plena de tudo.
(Clarice Lispector)
segunda-feira, 19 de outubro de 2009
Representação artística de um dos exoplanetas descobertos, cuja massa é equivalente a seis vezes a da Terra. Foto: ESO/Divulgação
A Organização Europeia para Pesquisa Astronômica no Hemisfério Sul (ESO) divulgou nesta segunda-feira na Conferência sobre Exoplanetas realizada na cidade do Porto, em Portugal, a descoberta de 32 novos exoplanetas, ou planetas fora do Sistema Solar. A descoberta foi feita pelo Harps, espectógrafo do telescópio da ESO.
Segundo a ESO, o resultado faz com que o Harps, um telescópio de 3,6 metros, se estabeleça como o maior “caçador” de exoplanetas do mundo. Nos últimos cinco anos o Harps detectou 75 dos cerca de 400 exoplanetas conhecidos.
domingo, 18 de outubro de 2009
O Observatório Europeu do Sul (ESO) captou uma nova imagem da galáxia Barnard, também conhecida como NGC 6822, vizinha da Terra. Localizada a uma distância relativamente curta do planeta azul, de cerca de 1,6 milhões de anos-luz, e batizada com o nome do seu descobridor, o astrônomo americano Edward Emerson Barnard, a galáxia tem um tamanho correspondente à décima parte da Via Láctea e possui 10 milhões de estrelas em seu redor, quantia bem abaixo das 400 milhões de estrelas que os astrônomos estimam que existam na galáxia da Terra.
Vaticano homenageia Galileu
A Igreja Católica julgou e condenou Galileu, hoje tido como fundador da Astronomia moderna, por heresia, por questionar a teoria, tida como correta na época, de que o Sol girava em torno da Terra
A exposição, que abriu as portas na última sexta-feira sob o nome de "Astrum 2009", foi organizada na sede dos Museus do Vaticano por ocasião do Ano Internacional da Astronomia.
"Trata-se de uma seleção de instrumentos que ilustram o percurso dos progressos feitos pela astronomia. Com uma especial atenção ao telescópio de Galileu", explicou Tommaso Maccacaro, presidente do Instituto Nacional Italiano de Astrofísica.
No total, 130 objetos estão expostos, entre instrumentos, mapas, maquetes, quadros, fotografias, códices, manuscritos e livros. Entre as peças mais importantes figura uma réplica do telescópio que Galileu usou em 1609 para observar pela primeira vez as estrelas e que marca o nascimento da astronomia moderna.
O original se encontra em Florença e foi construído com pedaços de madeira fina amarrados com couro e um sistema de lentes que permitem ampliar quase 20 vezes a imagem.
Galileu Galilei (1564-1642), nascido em Pisa (centro da Itália), começou a observar a Lua e as estrelas com esse telescópio e suas descobertas permitiram a ele confirmar a rotação da Terra em torno do Sol, teoria que já havia sido proposta por Copérnico.
Essas afirmações o fizeram ser perseguido pela Santa Inquisição, que o obrigou a negar suas teses. Somente em 1992 a Igreja Católica reconheceu que se equivocou em sua condenação e agora presta homenagem ao astrônomo com uma mostra no ano em que a ONU proclamou como o Ano Internacional da Astronomia para comemorar a primeira utilização de um telescópio por Galileu.