sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Irã anuncia que lançará um
novo satélite ao espaço em 2011

O Irã anunciou que porá em órbita em 2011 um novo satélite de pesquisa por seus próprios meios, ao não conseguir, aparentemente, ajuda de outros estados, informou o ministro de Comunicações e Informação Tecnológica, Reza Taqipour.
Em declarações divulgadas pela agência de notícias local "Fars", o responsável explicou que o satélite, que se denominará Mesbah 2, duplica o volume do Omid, que Teerã pôs em orbita em fevereiro deste ano.

Atualmente, 844 satélites civis e militares estão em órbita na Terra. Os Estados Unidos lideram operando mais da metade desses satélites (450), seguidos pela Rússia (100), China e Japão (mais de 30 cada). O Brasil opera 7 satélites, apenas 1 de fabricação nacional (INPE), os outros são de fabricação americana - Boeing Satellite Systems (4) e Space Systems Loral (1) e européia - EADS (1).

Lançamento do foguete Ariane-5, na base espacial européia em Kouru, na Guiana Francesa, para colocar em órbita satélites de telecomunicações do Brasil e do Vietnã. (Foto: AFP/AFP)

Nenhum comentário: