sexta-feira, 8 de agosto de 2008


Mantenham a mente aberta, assim como a capacidade de se preocupar com a humanidade e a consciência de fazer parte dela. (Dalai Lama)

(clique sobre a foto para vê-la ampliada)

Maravilha da arquitetura oriental, o Palácio de Potala (foto) está localizado em Lhassa, capital do Tibet, a 3.658 metros acima do nível do mar. Sua construção exigiu a habilidade de 1.500 artistas, trabalhadores experientes e sete mil operários.
Símbolo da capital tibetana, fundada há 14 séculos, a estrutura exótica do Potala tem 13 andares, com mais de mil quartos, dividida em duas seções: o Palácio Branco, construído no século 17, inteiramente de placas de granito, foi a principal residência do Dalai Lama, até que o 14º Dalai Lama teve que fugir para a Índia depois de uma revolta fracassada em 1959 contra a ocupação chinesa. O Palácio Vermelho, terminado no final do mesmo século, é repleto de capelas, estátuas e tumbas dos Dalai Lamas anteriores, decoradas com pedras preciosas. A tumba do quinto Dalai Lama, feita com duas toneladas de ouro, tem três andares.
Declarado Patrimônio da Humanidade pela Unesco em 1994, é atualmente um museu estadual da China. Recebeu o nome em referência ao Monte Potala.

Nenhum comentário: