terça-feira, 27 de janeiro de 2009

CINEMA
Guerra, imigração e política na
mira no Oscar de estrangeiro
(clique sobre a foto para vê-la ampliada)
Valsa com Bashir, um misto de documentário e animação,
trata da invasão israelense do Líbano em 1982
Três filmes com forte temática política estão entre os indicados ao Oscar na categoria língua estrangeira. O pacifista Valsa com Bashir concorre como o primeiro filme israelense com possibilidade de conseguir um Oscar. Os outros indicados ao Oscar de melhor filme em língua estrangeira são Entre os Muros da Escola (França), The Baader Meinhof Complex (Alemanha), Departures (Okuribito) (Japão) e Revanche (Áustria).
(clique sobre a foto para vê-la ampliada)
"Imagine um documentário daqueles bem pessoais sobre memórias de guerra. Um diretor tentando recuperar fragmentos perdidos de suas lembranças quando lutou no exército israelense durante a Guerra do Líbano nos anos 80, e que sai procurando seus velhos colegas de guerra para entrevistas cheias de remorso e catarse.
Agora, imagine tudo isso em forma de animação, com todas as cenas psicodélicas e delirantes a que se tem direito, a exemplo de um homem que navega no ventre de uma mulher gigante em pleno mar, como se pilotasse um golfinho. Eis Valsa com Bashir, do israelense Ari Folman", disse Thiago Stivaletti na cobertura do Festival de Cannes 2008 para o Portal UOL.

Um comentário:

Adriana disse...

É uma pena que a grande maioria dos filmes estrangeiros (com exceção dos ganhadores de Oscar), acabam por não serem exibidos em circuito, o que acaba impossibilitando o público a ter acesso a novas e muitas vezes ótimas alternativas de entretenimento e informação sobre o que acontece fora das produções hollywoodianas.
Anotei o filme e vou esperar aparecer por aqui (um dia, rs)