segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Cruz Vermelha diz que
número de mortos em
Gaza pode aumentar

O número de mortos na ofensiva militar israelense sobre Gaza pode aumentar em razão do número de corpos sob os escombros,
Graças à trégua unilateral declarada por Israel e pelo Hamas, equipes do Comitê Internacional da Cruz Vermelha e ambulâncias do Crescente Vermelho Palestino chegaram a regiões que estavam isoladas pelos combates, indicou a organização humanitária. Essa missão encontrou 100 corpos decompostos entre os escombros. "Infelizmente não houve sobreviventes, o que faz aumentar o temor de que o atual número de mortos possa subir ainda mais nos próximos dias", explicou o CICV.
Segundo a Cruz Vermelha, "os moradores de Gaza começaram eles mesmos a deixar os locais onde estavam refugiados para procurar por familiares nos lugares onde um dia ficavam seus lares". "Alguns estavam transportando corpos por qualquer meio que encontravam para poder enterrá-los imediatamente. Vimos os corpos de duas idosas que eram levados por membros de sua família sobre uma carreta. As duas tinham ferimentos na cabeça", relatou o porta-voz do CICV em Gaza, Iyad Nasr.
"É quase impossível descrever a dor e devastação que havia nesse lugar", acrescentou. A fonte explicou que algumas regiões parecem ter sido atingidas por "um forte terremoto, com bairros inteiros irreconhecíveis, casas completamente arrasadas e outras que continuam de pé, mas tão danificadas pelos bombardeios que seria perigoso demais voltar a habitá-las".
"É quase impossível descrever a dor e
devastação que havia nesse lugar", disse
o porta-voz da Cruz Vermelha em Gaza.

Nenhum comentário: