segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Nem melhor, nem pior
Apenas uma escola diferente

Ronaldinho e Greice Simpatia, primeiro-casal de mestre-sala
e porta-bandeira do meu Salgueiro (foto do desfile de 2008)


VOCÊ SABIA?

Que a bateria do Salgueiro detém sete Estandartes de Ouro, o maior número de prêmios entre as baterias?

Que os primeiros instrumentos musicais de percussão produzidos para exportação eram confeccionados no Morro do Salgueiro?

Que foi o Salgueiro a primeira escola de samba a aceitar mulheres em sua bateria?

Que a bateria do Salgueiro, também conhecida como Furiosa, foi a primeira e única a ganhar o concurso oficial Melhor Bateria do Carnaval carioca, ocorrido em 1963?

Que o Salgueiro disputou 54 campeonatos e apenas 13 vezes não esteve entre as cinco primeiras classificadas?

Que o Salgueiro foi o celeiro dos grandes carnavalescos do carnaval carioca, com destaque para Fernando Pamplona, Arlindo Rodrigues, Joãosinho Trinta, Maria Augusta, Renato Lage, Rosa Magalhães e Max Lopes, entre tantos outros?

Que o Salgueiro foi a primeira escola de samba a exaltar a raça negra nos desfiles de carnaval?

Que o samba mais famoso de todos os tempos, conhecido no mundo inteiro, é o popular Pega no Ganzê (Festa para um Rei Negro), composto por Zuzuca e que deu ao Salgueiro campeonato de 1971?

Que o Salgueiro foi a primeira escola de samba a fazer um desfile homenageando uma co-irmã? Isso aconteceu em 1972, com o enredo Minha madrinha, Mangueira querida. E que o samba daquele ano, também composto por Zuzuca, ficou conhecido como Tengo Tengo?

Que o Salgueiro foi a primeira escola de samba juntar dois sambas concorrentes para sua apresentação na avenida? Isso aconteceu em 1975, no enredo As minas do Rei Salomão.

Que o samba-enredo Bum Bum Paticumbum Prugurundum, campeão pelo Império Serrano, faz uma grande exaltação ao Salgueiro, destacando carnavais do passado, quando ocorreu uma verdadeira revolução no carnaval carioca que gerou as bases dos defiles modernos? "Candelária, construiu seu apogeu, as burrinhas que imagem para os olhos um prazer, pedem passagem os moleques de Debret, As africanas que quadro original, Yemanjá, Yemanjá enriquecendo o visual ...".

Que Isabel Valença (eterna Xica da Silva) foi a primeira mulata e personalidade de escola de Samba a ganhar um desfile de fantasias no Baile do Municipal? Isto aconteceu em 1964, quando o morro subiu as escadarias do Teatro pela primeira vez. Sua fantasia era Rainha Rita de Vila Rica, do enredo Chico-Rei.

Que Paula do Salgueiro é considerada a maior passista de toda a história do carnaval carioca? E que o termo "passista" foi criado em função da bela cabrocha, já que seus passos eram diferentes e inusitados?

Que o Salgueiro foi a primeira escola de samba brasileira a se apresentar no exterior? A viagem foi para Cuba, em 1959, devido ao sucesso alcançado pela escola com o desfile de "Debret"

Que o Salgueiro foi a escola convidada a se apresentar na inauguração de Brasília, em 21 de abril de 1960?

Que o Salgueiro foi a primeira escola a abolir as cordas e desfilar livremente em contato com o público?

Que o Salgueiro foi a primeira escola de samba a gravar um disco comercial, lançado em dezembro de 1956?

Que o Salgueiro foi a primeira escola a desfilar com uma ala coreografada, no carnaval de 1961? A ala era formada pelo grupo de balé de Mercedes Batista, primeira bailarina negra do Theatro Municipal do Rio".

Que havia a crença geral de que o carnaval sobre a Bahia dava azar, mas mesmo assim, em 1969, Fernando Pamplona, decidiu fazer Bahia de Todos os Deuses? Para aumentar a crença, a escola se concentrou no lado direito da Candelária, o que, segundo os sambistas, também dava azar. Contra todos os prognósticos pessimistas, o Salgueiro foi campeão nesse ano e até a platéia dos edifícios da Presidente Vargas cantava com a escola o inesquecível samba de Bala. "Nega baiana / Tabuleiro de Quindim / Todo dia ela está / Na ladeira do Bonfim / Na ladeira tem / Tem capoeira / Zum Zum Zum Zum / Capoeira mata um....."

Que em 1969, uma das alegorias consideradas mais bonitas, verdadeira obra de arte, foi a Iemanjá, confeccionada por Arlindo Rodrigues, toda em papier-machê prateada?

Que o Salgueiro foi a primeira escola de samba a sair na Revista Time?

Que foi Nelson de Andrade, ex-presidente do Salgueiro , o autor do lema usado até hoje pela escola - Nem melhor, nem pior. Apenas uma escola diferente?

Que foi Fernando Pamplona que criou outra máxima do carnaval - Tem-se que tirar da cabeça aquilo que não se tem no bolso?

Que o Salgueiro foi a primeira escola de samba a criar uma assessoria de imprensa nos moldes de uma assessoria oficial como a de um governo de estado?

Que o Salgueiro foi a primeira escola de samba a ter um site oficial na internet (www.salgueiro.com.br) criado em novembro de 1996?

Nenhum comentário: