segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

SALVE O MESTRE
DO SALGUEIRO!

Quando ecoar a primeira batida na bateria da Acadêmicos do Salgueiro, como diz a letra do samba, vai fazer o coração de muita gente (entre eles o meu) pulsar de emoção. Além das muitas paradinhas preparadas pelos ritmistas, a escola vai fazer uma homenagem especial a Mestre Louro (foto), que por 31 anos comandou a bateria, conhecida como Furiosa, conquistando cinco Estandartes de Ouro - prêmio concedido pelo jornal O Globo (uma espécie de Oscar do Samba...rs).

Carro com mestre - O enredo Tambor, de Renato Lage, vai contar a história da percussão. A última alegoria do Salgueiro contará com a presença de mestres de bateria das escolas dos grupos Especial e de Acesso (SEGURA CORAÇÃO!! rs).
“Sou discípulo de Mestre Louro. Muito do que aprendi foi com ele. Não tem como ficar com ciúmes, fico é emocionado. Homenageando ele, todos os ritmistas e mestres de bateria se sentem homenageados também”, disse Mestre Marcão o atual comandante da Furiosa, filho do mestre de bateria do Salgueiro nos anos 60, Bira de Xuxa.
Discípulo premiado - Há 26 anos desfilando pelo Salgueiro, sendo há cinco no comando da bateria, o ganhador do Estandarte de Ouro de 2008, Marcão, não só quer esse bicampeonato como está preparando a sua própria homenagem para Mestre Louro. Como o antecessor era acima de tudo um inovador, ele criou nada menos do que dez bossas e paradinhas diferentes que serão apresentadas no desfile. “Num determinado momento do samba, a gente faz a batida do Olodum e do funk para depois voltar para o samba. Também vamos ter duas coreografias, além de uma especial com as mulheres que tocam chocalho”, revelou.
Ogãs e tantãs - “Com uma homenagem como essa, o pessoal todo está muito animado. Além da inclusão de uma ala com 11 tantãs, os 270 ritmistas da bateria vão desfilar fantasiados de ogãs (responsáveis pelos toques rituais nos terreiros de umbanda e candomblé), ou seja, uma roupa bem leve e que vai permitir que todos brinquem à vontade. Vamos mostrar a força da nossa percussão”, disse Marcão que assim como a letra do samba, garante “que a Furiosa bateria vai te arrepiar”.

Tenho certeza disso Mestre Marcão! Como tenho também certeza que as lágrimas que rolaram dos meus olhos enquanto fazia esta postagem e ouvia sambas antigos do nosso Salgueiro conduzidos com maestria por Mestre Louro, verterão em lágrimas de alegria, de muita felicidade - pra mim e pra toda nossa imensa e querida Nação Salgueirense.
Mestre Marcão entre nosso carnavalesco
Renato Lage e a rainha Viviane Araújo

Um comentário:

Adriana disse...

Tenho muita simpatia pelo Salgueiro, uma linda escola, sinônimo de organização e criatividade...assistir seu desfile é sempre garantia de surpresas e emoção.
Desejo sorte apenas nas questões que não podem ser controladas pelo homem (que não chova) e para que não tenham problemas técnicos com os carros, de resto o Salgueiro não precisa de sorte, é uma escola fascinante que certamente encantará a todos em sua apresentação de hoje a noite.