sábado, 6 de fevereiro de 2010

Atividade solar pode interferir
nas comunicações na Terra

A atividade na superfície do Sol vem se intensificando e poderá provocar interferências nas redes de comunicação da Terra nos próximos dois anos, segundo adverte um grupo de cientistas em antecipação ao lançamento de um novo observatório solar da Nasa, Agência Espacial Americana.
Novas imagens feitas por telescópios espaciais mostram um aumento significativo das chamadas labaredas solares e de regiões de poderosos campos magnéticos conhecidos como pontos solares (foto) após um período com a mais baixa atividade solar em quase um século.
A atividade solar intensa pode prejudicar o campo de proteção magnética da Terra, provocando sérios problemas nos sistemas de comunicação e até mesmo nos sistemas de distribuição de energia elétrica.
Segundo os cientistas, o pico da atividade solar poderá ocorrer em meados de 2012, elevando o risco de problemas com transmissões de televisão e redes de internet e o risco de apagões durante os Jogos Olímpicos de Londres.
“MALUCO” - "Nos últimos três anos, a superfície do Sol havia se acalmado bastante por um tempo. A cada 11 anos as labaredas reaparecem, e de repente vemos a retomada dessa atividade", afirma a astrônoma Heather Couper, ex-presidente da Associação Britânica de Astronomia.
"O Sol é uma grande massa magnética, e se há qualquer interrupção nos campos magnéticos, o Sol fica meio maluco, então temos essas incríveis explosões e labaredas e coisas que provocam fenômenos como as auroras boreais", explica Couper.
"Quando o Sol tem uma labareda, isso pode realmente afetar as conexões elétricas no nosso planeta. Isso já provocou até mesmo no passado a interrupção dos negócios nas bolsas de valores de Tóquio e no Canadá", diz a astrônoma.
Apesar de os cientistas conhecerem bem as consequências do aumento da atividade solar, eles ainda não têm muitas explicações para a origem do fenômeno, muito menos condições de prever sua ocorrência.

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

REFLEXÕES SOBRE A GULA 2
(clique sobre a foto para vê-la ampliada)

Hoje, setenta por cento da humanidade ainda morre de fome... e trinta por cento faz dieta. (Luciano De Crescenzo)

Estou surpreso com a repercussão das postagens “Quase 1,5 bilhão de pessoas serão obesas em 2015, segundo OMS” e “Reflexões sobre a gula”, que resolvi compartilhar com os leitores deste blog nos primeiros minutos desta quarta-feira.
Em resposta às ligações que recebi hoje de manhã no celular, três delas constestando minha opinião sobre o assunto, chegando até a me “acusar” de estar sendo preconceituoso, discriminando pessoas por sua aparência (o que não é, absolutamente, verdade), resolvi me defender através desta nova postagem, que espero conte com a compreensão dos leitores de bom senso que a lerem.
Não tenho, nunca tive e nunca terei qualquer tipo de preconceito contra alguém por sua aparência física, peso, altura, cor da pele ou lá o que o valha (quem me conhece na real sabe disso). O que não admito e nunca vou admitir é que pessoas como muitas que conheço por ai sentem em cima de seus rabos gordos e continuem indiferentes em sua desmedida gula, ambição material e estupidez egoísta, ignorando a realidade à sua volta, como se o planeta girasse em torno de si.
Desse tipo de gente, insensível às dores e mazelas do mundo, gente que enche seus carrinhos de supermercado de carnes e guloseimas supérfluas, colaborando para a poluição e destruição do planeta em que vivem, glutões que se empanturram nas churrascarias e trailers de lanches que proliferam por ai, como se essa fosse a principal finalidade de suas presenças por aqui, só quero uma coisa: DISTÂNCIA! Nem devia estar perdendo tempo justificando minhas opiniões...

(clique sobre a foto para vê-la ampliada)

Cada dia a natureza produz o suficiente para nossa carência. Se cada um tomasse o que lhe fosse necessário, não havia pobreza no mundo e ninguém morreria de fome. (Mahatma Gandhi)

Quase 1,5 bilhão de pessoas serão
obesas em 2015, segundo OMS

Cerca de 1,5 bilhão de pessoas sofrerão com a obesidade em 2015 se não mudarem o estilo de vida e hábitos alimentares pouco saudáveis, diz uma pesquisa publicada ontem no boletim da Organização Mundial da Saúde (OMS). Segundo o estudo, quase 400 mil cidadãos dos Estados Unidos morrerão devido a doenças coronárias em 2010, fazendo com que os efeitos dos avanços em medicina cardiovascular fiquem "estagnados" enquanto as pessoas continuarem engordando.
Para Simon Capewell, um dos autores do estudo, a metade das mortes previstas poderia ser evitada se as pessoas comessem de forma mais saudável e deixassem de fumar.
Desde os anos 70, as taxas de falecimentos por este tipo de doença caiu pela metade graças a reduções no consumo de colesterol e de tabaco, além do aumento da atividade física, lembrou o relatório. No entanto, desde os anos 90, estas conquistas perderam força devido ao "dramático" crescimento no número de pessoas obesas e com diabete.

Tá explicada a tal teoria que afirma que a Terra vem sofrendo uma catastrófica alteração em seu eixo. Com um bando de obesos desse não há planeta que agüente KKKKKKKKKKKKK
Já que bom senso, educação alimentar ou lá o que o valha não está adiantando nada pra essa gente parar de comer feito porcos, como se estivessem neste planeta apenas para satisfazer sua gula insaciável, a solução talvez seria a instituição, pelo governos de todos os países, de um imposto sobre gordura, sobre comilança exagerada – conheço um bando por ai que iam ter que vender as calças pra pagar impostos :-) Além de ocupar um espaço absurdo nas calçadas, atrapalhando o fluxo dos demais pedestres, o mesmo acontecendo nos demais ambientes públicos (você já viajou num ônibus ou avião na poltrona ao lado de um representante da espécie?), essa cambada contribui (e muito) para o péssimo estado de conservação das ruas e estradas por ai afora (perdoem o exagero, mas a idéia é mesmo forçar pra incomodar e, quem sabe, contribuir pra acordar alguém).
Se proibiram o fumo em lugares públicos, porque não proibir também a bizarra exibição pública desses glutões se empanturrando de carne e hamburgueres em churrascarias e trailers de lanches espalhados por ai? Se querem encher o rabo de gordura que o façam longe dos olhos e narizes de cidadãos que se preocupam com a própria saúde e têm o direito de não passar pelo desprazer de presenciar cenas tão grotescas, respirando também o ar impregnado que infecta tais ambientes.
O pior de tudo é que o maldito vício da gula é transmitido de pais pra filhos, de marido pra mulher e vice-versa. É só olhar em volta e ver a cada vez maior quantidade de casais obesos que desfilam suas grotescas silhuetas por ai, muitas vezes tendo ao lado filhos também obesos, vítimas de uma péssima educação alimentar.

REFLEXÕES SOBRE A GULA

A gula é um vício feio. Não te dá vontade de rir e ao mesmo tempo nojo ver esses senhores (e senhoras) graves, sentados à volta da mesa, sérios, com ares de rito, metendo gorduras no tubo digestivo, como se aquilo fosse "um fim"? (Josemaria Escrivá) Só se adquire perfeita saúde vivendo na obediência às leis da Natureza. A verdadeia felicidade é impossível sem verdadeira saúde, e a verdadeira saúde é impossível sem rigoroso controle da gula. Todos os demais sentidos estarão automaticamente sujeitos a controle quando a gula estiver sob controle. Aquele que domina os próprios sentidos conquistou o mundo inteiro e tornou-se parte harmoniosa da natureza. (Mahatma Gandhi)

Nós somos visitantes neste planeta. Ficamos aqui por noventa, cem anos no máximo. Durante este tempo, deveríamos tentar fazer alguma coisa boa, fazer algo útil com nossas vidas. Tente estar em paz consigo mesmo, e ajude os outros a compartilhar desta paz. Se você contribuir para a felicidade de outras pessoas, encontrará a verdadeira meta, o verdadeiro sentido da vida. (Dalai Lama)