domingo, 3 de agosto de 2008

PERDIDOS NO ESPAÇO

Produzido entre 1965 e 1968, o seriado de televisão Perdidos no Espaço (Lost in Space), criado por Irwin Allen, que já tinha produzido outra série de ficção de grande sucesso para a tevê: Viagem ao Fundo do Mar, era estrelado por Guy Williams, (John Robinson), June Lockhart (Maureen Robinson), Mark Goddard (Major Donald West), Marta Kristen (Judy Robinson), Billy Mumy (Will Robinson), Angela Cartwright (Penny Robinson), Jonathan Harris (Dr. Zachary Smith) e Bob May (Robô B9).Nos 83 episódios de 50 minutos das três temporadas da série, os Robinson ficam vagando de planeta em planeta tentando chegar à Alfa Centauri ou voltar à Terra.
As histórias são fantásticas. Algumas bizarras, cheias de monstros, formas de vida extraterrestres inteligentes e estranhas, que são ameaças constantes.
Na primeira temporada, em preto e branco, as histórias têm maior teor de ficção científica que as temporadas seguintes. A partir da segunda, junto com as cores, vieram histórias cômicas e bizarras, centradas nos personagens Will, Smith e Robô, adotando a fórmula de sucesso da série Batman, que também fazia sucesso na época.
Em 1998, Perdidos no Espaço chegou aos cinemas, com William Hurt, Gary Oldman e outros no elenco. Apesar do festival de efeitos especiais colocados para agradar o público infanto-juvenil, os atores não têm o mesmo carisma dos personagens da série original na refilmagem que nem de perto lembra a fantástica série de TV que tive o privilégio de assistir quando criança. No remake dirigido por Stephen Hopkins (Predador 2), emoção só quando toca a trilha original de John Willians, no fim do filme.
Sugestão deste fã de carteirinha: compre a coleção completa lançada no Brasil pela Fox Home Entertainment com as 3 temporadas da série original (em 23 DVDs, 92 episódios), à venda na internet e nas grandes lojas de todo o país. Eu, já comprei a minha, na época do lançamento (hehe).

No final do século XX a Terra enfrenta o problema da super população, que se torna crítico. A solução é a colonização do espaço sideral, começando por um planeta na órbita da estrela Alfa Centauri. Considerando o alcance da tecnologia americana, ele é o único planeta capaz fornecer condições ideais para existência humana.
Em 16 de outubro de 1997, o governo americano, através do Controle Alfa, lança a moderna e poderosa nave Júpiter 2, com a primeira família selecionada e treinada para dar início à colonização: os Robinson. O pai John (professor de astrofísica e geofísica), a mãe Maureen (bioquímica) e os filhos Judy, Penny e Will, acompanhados pelo Major Donald West, piloto da nave, e um robô, programado para auxiliar a família no processo de colonização, foram colocados em estado de animação suspensa devido à longa viagem. O piloto automático da nave foi acionado.
Entretanto, ocorre um imprevisto. O psicólogo do Controle Alfa, Coronel Zachary Smith, que trabalha para um governo inimigo. reprograma o robô dos Robinson para destruir a espaçonave após oito horas de seu lançamento.
Ao fazer a checagem final de seu plano maléfico, Dr. Smith acaba ficando preso na nave e segue viagem na Júpiter 2 que, com o peso extra, sai de seu curso indo para o meio de uma chuva de meteoros.
Após se livrar dos meteoros e anular a ação destrutiva do Robô, a família Robinson resolve tentar cumprir a missão de chegar à Alfa Centauro, apesar de estarem perdidos no espaço, pelos danos ocorridos na nave.
O único a não concordar com a resolução é o "clandestino teimoso" Zachary Smith, que vai passar toda a série tentando voltar à Terra, principalmente por meio de traições e covardias.


Durante a produção da série (1965/68) o mundo estava em plena Guerra Fria, e assim, foi oportuno colocar o vilão Zachary Smith (brilhante criação de Jonathan Harris) como agente de uma potência inimiga dos Estados Unidos.

Nenhum comentário: